NEO KITSCH
Faculdade Santa Marcelina,
Novembro de 2014

Projeto de conclusão do curso de Desenho de Moda baseado no desenvolvimento de uma coleção feminina de sportswear cosmopolita, com o objetivo de propor uma nova tendência à moda: o Neo Kitsch. A mesma seria baseada em uma mistura dos princípios do Kitsch brasileiro com a arte contemporânea, principalmente os movimentos Op Art e Arte Digital.

 

Fashion Design course final project based on cosmopolitan sportswear women's collection with the aim of proposing a new trend in fashion: Neo Kitsch. The same would be based on a mixture of the principles of Brazilian Kitsch with contemporary art, especially Op Art and Digital Art movements.

Neo Kitsch Editorial (ISA). Direção criativa e fotografia autoral. Modelos: Hanne Linhares (Joy) e Fernanda Wenceslau (Ford).

1/6
Digital print
Digital print

Essa estampa faz referência à arte digital e seus processos.

Silk screen: Moiré
Silk screen: Moiré

A estampa foi inspirada nas obras de artistas da Op Art, como Bridget Riley e Mon Levinson, ilustrando o uso do padrão moiré pelos mesmos, que seriam imagens produzidas através da sobreposição de estruturas periódicas. Nessa estampa foi utilizada a sobreposição em serigraa de linhas esféricas com as cores doces contrastantes da cartela a fim de criar algo interessante opticamente com a suavidade transpassada pelas cores doces.

Digital print: Casinhas
Digital print: Casinhas

A estampa corrida Casinhas foi criada a partir de uma imagem feita por Lauro Cavalcanti para o livro Arquitetura Kitsch Suburbana e Rural, mostrando uma intensidade Kitsch em uma simples e simpática casa em Barra de Guaratiba. A idéia da coloração é remeter às ruas coloridas do interior e subúrbio brasileiro. Ela foi primeiramente editada em um aplicativo de distorção de imagem e depois editada no Photoshop.

Digital collage
Digital collage

Kitsch criativo na arquitetura suburbana e interiorana.

Digital collage
Digital collage

O Kitsch.

Digital collage
Digital collage

Neo Kitsch.